Av. Fox, 525 - Paranapiacaba - Santo André/SP - Tel.: 11 3368 0111 (Reservas) - 11 4439 0121 (Adm) 

© 2019 Hospedaria Os Memorialistas  •  Todos os direitos reservados  -  Site e identidade visual: Original Design

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Nascida em Cornélio Procópio-PR, Zélia Maria Paralego chegou em Paranapiacaba em maio de 1961, aos 9 anos de idade. Pouco antes disso sua mãe, D. Idyma Fabri, estava a caminho de Santos mas, devido a um problema em um trecho da serra, o trem parou em Paranapiacaba durante 47 minutos, tempo suficiente para ela se apaixonar pelo local. Por muita sorte, ou obra do destino, havia uma casa disponível no morro, o que era raríssimo na época, e resolveu que ali ficaria para sempre.

 

Dona Zélia sofreu muito para se adaptar ao clima serrano.  Chuva, neblina e muita umidade eram intensos e constantes, mas acabou se acostumando e hoje não vive sem o clima típico inglês.

 

A idéia de empreender ocorreu em 2001, quando a Prefeitura Municipal de Santo André comprou a Vila Operária/Ferroviária Inglesa da RFFSA.  Para Paranapiacaba ser considerada "cidade turística" seria necessário proporcionar aos visitantes pernoitar na Vila, sendo esse o fato motivador principal de abrir a Hospedaria Os Memorialistas.

A escolha do nome ficou por conta do trabalho desenvolvido desde 1989 por Dona Zélia, pela SPR - Paranap (Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba), onde trabalha o resgate e memoria da cidade.

 

Ela também desejava compartilhar com as pessoas este lugar que 0 considera mágico e que é um valioso patrimônio ambiental, histórico, tecnológico, cultural, tanto no âmbito nacional como internacional.

Segundo uma hóspede, Paranapiacaba é considerada uma das 7 “cidades mágicas” do planeta, o que significa o mundo material estar mais próximo do mundo espiritual, onde as coisas são puras, originais e única.

 

A Hospedaria

 

Empreender simplesmente não era suficiente. Zélia desejava algo diferenciado, com mais conforto, mais atenção e mais capricho nos detalhes, fruto de sua personalidade.

Pelo fato da Vila Martin Smith ser tombada, as casas não têm permissão para alterações em sua arquitetura. Desse modo, procurou realizar melhorias dentro do que é permitido, como roupas de cama e banho de alta qualidade, um ótimo restaurante no porão rústico da hospedaria que lembra muito uma caverna, o que motivou 3 anos após, a criação do restaurante gourmet  Estação Cavern Club, além de contar com atendimento primoroso.

 

A Hospedaria Os Memorialistas contém 10 quartos, 2 banheiros internos e 2 banheiros externos. A cozinha é um dos destaques, incluindo ingredientes de primeira qualidade e muito talento a frente do fogão industrial. As refeições são completas, incluindo couvert, sopas e caldos, prato principal acompanhado de uma boa carta de vinhos e bebidas importadas, além de sucos 100% naturais.

 

O local é privilegiado, silencioso, tranquilo, próximo ao campo de futebol e à trilha que leva à fazenda Taquarussu e à uma das cacheiras da região.