top of page
IMG_7741 ed 2 ceu 2 corte site sobre_edited_edited.jpg

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

​

Como tudo começou

 

Nascida em Cornélio Procópio-PR, Zélia Maria Paralego chegou em Paranapiacaba em maio de 1961, aos 9 anos de idade. Pouco antes disso sua mãe, D. Idyma Fabri, estava a caminho de Santos mas, devido a um problema em um trecho da serra, o trem parou em Paranapiacaba durante 47 minutos, tempo suficiente para ela se apaixonar pelo local. Por muita sorte, ou obra do destino, havia uma casa disponível no morro, o que era raríssimo na época, e resolveu que ali ficaria para sempre.

 

Dona Zélia sofreu muito para se adaptar ao clima serrano. Chuva, neblina e a umidade eram intensas e constantes, mas acabou se acostumando e hoje não vive sem o clima típico inglês de Paranapiacaba.

 

A idéia de empreender ocorreu em 2001, quando a Prefeitura Municipal de Santo André comprou a

Vila Operária/Ferroviária Inglesa da RFFSA. Para que Paranapiacaba fosse considerada "cidade turística"

seria necessário proporcionar aos visitantes pernoitar na Vila, sendo esse o fato motivador principal de

abrir a Hospedaria Os Memorialistas. A escolha do nome ficou por conta do trabalho desenvolvido

desde 1989 por Dona Zélia, pela SPR - Paranap (Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba), 

onde trabalha o resgate e memória da cidade.

 

Ela também desejava compartilhar com as pessoas este lugar que considera mágico e que é um valioso patrimônio ambiental, histórico, tecnológico, cultural, tanto no âmbito nacional como internacional.

Segundo uma hóspede, Paranapiacaba é considerada uma das 7 “cidades mágicas” do planeta, o que significa o mundo material estar mais próximo do mundo espiritual, onde as coisas são puras, originais e únicas.

O desejo de receber pessoas

​

Empreender simplesmente não era suficiente. D. Zélia desejava algo diferenciado, com mais conforto, mais atenção e mais capricho nos detalhes, fruto de sua personalidade.

​

Pelo fato da Vila Martin Smith ser tombada, as casas não têm permissão para alterações em sua arquitetura. Desse modo, procurou realizar melhorias dentro do que é permitido, como roupas de cama e banho de excelente qualidade, um ótimo restaurante no porão rústico da hospedaria que lembra muito uma caverna, o que motivou 3 anos após, a criação do restaurante gourmet

Estação Cavern Club, além de contar com atendimento primoroso. 

A Hospedaria Os Memorialistas disponibiliza 10 quartos, 2 banheiros internos e 2 banheiros externos. 

 

A cozinha é um dos destaques, incluindo ingredientes de primeira qualidade e muito talento a frente do fogão industrial. As refeições são completas, incluindo couvert, sopas e caldos, prato principal acompanhado de uma ótima carta de vinhos e bebidas importadas, além de sucos 100% naturais.

 

O local é privilegiado, silencioso, tranquilo, próximo ao campo de futebol e à trilha que leva

à fazenda Taquarussu e à uma das cachoeiras da região.

​

*****

​

Venha você também fazer parte de nossa história!

bottom of page